segunda-feira, 16 de junho de 2008

Projeto de Educação Ambiental

A importância do lixo

Profª Daniela Schvarzbolt
Escola Municipal de Ensino Fundamental Concórdia - 2ª série

Ivoti, maio de 2007.

Justificativa:
Tendo em vista a grande geração de resíduos sólidos no meio urbano, resolvemos trabalhar no sentido de conscientizar os alunos da 2ª série do ensino fundamental da Escola Concórdia sobre a importância da separação do lixo.

Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo conscientizar os alunos e suas famílias sobre a importância da separação do lixo, bem como introduzir o assunto nas disciplinas curriculares.

Conteúdos Curriculares:
Apresentação PowerPoint, visando demonstrar aos alunos a influência do lixo na vida das pessoas.
Fazer levantamento do que é lixo seco e orgânico.
Palestra com a Bióloga Rosane Koch, diretora da usina de reciclagem de Ivoti.
Passar nas salas de aula, secretaria, sala da coordenação pedagógica, cozinha e demais recintos da escola observando se os lixos estão sendo separados.
Levar os alunos para dar treinamento às demais turmas da escola, bem como aos funcionários da mesma.
Identificar as lixeiras: Lixo Seco ou Orgânico.
Verificar o resultado do treinamento, ou seja, se os lixos estão sendo separados.
E introduzir um processo de controle (Flor Feliz ou Triste).
Pesquisa sobre como as pessoas enxergam a questão da reciclagem e que atitude tomam em relação a isso.
Saídas a campo (prática a percepção ambiental): Visita à Usina de Reciclagem de Ivoti ("lixão").
Brain Storming: Debate com os alunos a fim de observar propostas partindo dos mesmos.

Para a inserção do assunto “ Meio Ambiente” nas tarefas curriculares propõem-se as ações:

Estudos Sociais/Religião:
Expor aos alunos de forma simplificada os modelos de Ética Biocêntrica, Antropocêntrica, e Teocêntrica.
Visão dos povos indígenas, como eles se integram ao meio.
Questão econômica: Por que se está produzindo muito mais lixo atualmente (padrão de consumo da sociedade).
Reciclável: Lembrando da visita à usina de reciclagem, questionamento: lixo pode gerar retorno financeiro?

Artes:
Desenhos de um meio ideal e outro degradado.
Trabalhos com sucata.

Matemática:
Problemas matemáticos sobre desmatamento, destinação de lixo e água.

Português:
Leitura e elaboração de textos com assuntos relacionados ao meio ambiente.
Uso de vocábulos relacionados com o meio ambiente para estudo de divisão silábica.

Também serão realizadas as seguintes tarefas:
Jogos: quebra-cabeças, dominós, memória.
Filmes infantis que tratem do assunto.

Metodologia:
No dia 30 de abril foi apresentado aos alunos um Power Point com imagens relacionando ambientes degradados e não degradados, visando observar a percepção ambiental dos mesmos.
Para fazer um levantamento do que é lixo seco e orgânico, os alunos foram separados em duplas e munidos de pranchetas, lápis e luvas, foram até as salas de aula a fim de verificar o que havia nas lixeiras e anotar. No dia seguinte junto com a professora em sala de aula fizeram a segregação do que é seco e orgânico.
Nos dias seguintes foi dado treinamento aos alunos sobre como passar as informações adquiridas a respeito de lixo às demais turmas.
Em seguida os alunos foram nas demais turmas e recintos da escola passar o "treinamento" de como separar o lixo - e a importância disso - e colocar placas identificando as lixeiras.
A próxima etapa foi o controle do resultado dos treinamentos, que busca verificar se os alunos estão realmente separando os lixos, para tal usamos como ferramenta de controle uma florzinha feliz ou triste colada diariamente em um cartaz afixado em cada.
Para a realização de uma pesquisa de como as pessoas enxergam a questão da reciclagem do lixo, foram indagados os pais dos alunos e as respostas registradas discutidas em aula; a partir dessas respostas foi elaborado um cartaz com um conceito geral de reciclagem.
Realizamos Brain Storming para buscar dos alunos propostas em relação ao projeto.

Metodologia para a inserção dos assuntos "meio ambiente e lixo" nas disciplinas curriculares:

Estudos Sociais/Religião:
De forma simplificada foi explicado aos alunos modelos éticos Antropocêntricos, Biocêntrico e Teocêntrico através de representações gráficas.
Foi desenvolvido junto aos alunos uma coleta de lixo reciclável (papel, alumínio e plástico), para demonstrar a eles a questão econômica que o lixo pode ter.

Artes:
Depois de escutarem a história PNEU CHORÃO, desenharam em uma folha dividida ao meio, de um lado um terreno baldio cheio de lixo e do outro a praça de reciclagem.
Após a palestra com Rosane Koch, os alunos confeccionaram cartazes em grupos, com tinta, recorte e colagem e dobraduras, demonstrando o que aprenderam durante a palestra.

Matemática:
Foi proposto aos alunos a resolução e criação de problemas e desafios matemáticos envolvendo o assunto.

Língua Portuguesa:
Os alunos leram, interpretaram e criaram textos sobre o assunto. Também foram estudados vocábulos relacionados com o assunto, em atividades de ortografia e gramática.
Foi realizada uma hora do conto sobre o livro UTILIXO, com uso de fantoches, após foi discutida a história e recontada oralmente e através de desenhos pelos alunos.

Avaliação:
Avaliação da aprendizagem:
Esse projeto alcançou seu principal objetivo no momento em que percebemos que os alunos passaram a entender a importância da separação de lixo, se conscientizando e passando essa informação para alunos das outras turmas e familiares. Além de alcançar outros objetivos não aventados no início do projeto: um deles é a melhora da auto-estima dos alunos - resultado de poderem controlar a separação do lixo em outros ambientes da escola.

Avaliação do trabalho pedagógico:
Como os objetivos propostos foram alcançados, acreditamos que houve uma comunicação Professor-Aluno muito boa. Este trabalho como um todo, melhorando a auto-estima da turma e da professora, colaborou com o trabalho pedagógico em outras áreas.

Auto-avaliação:
Eu sou uma professora muito esforçada, gosto de desafios, sou assídua, leio freqüentemente sobre assuntos ligados à área da educação (ensino e aprendizagem). Me comprometo com a aprendizagem dos meus alunos, dando o melhor de mim para atingir os objetivos propostos.

Sem comentários: